
Escolas avaliam os ciclos de aprendizagem.
Unidades educacionais de Sobradinho apresentam resultados positivos com implantação dos ciclos de aprendizagem
A Escola Classe Lobeiral (zona rural) e a Escola Classe 12 (zona urbana), da Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho, tem grandes expectativas com a implantação dos ciclos de aprendizagem. De acordo com a equipe de professores e gestores das escolas, a reorganização da educação básica com a implantação dos ciclos de aprendizagem vem acontecendo de forma gradativa, pautada na formação continuada, tendo como base o currículo e como foco o planejamento.
“Toda a discussão que vínhamos fazendo nas nossas coordenações facilitou a implantação dos ciclos em nossa escola”, explicou a coordenadora da Escola Classe Lobeiral, professora Rejane Lúcia.
Para a professora Elisângela Mundim, doutoranda da Unb, a nova metodologia pressupõe o trabalho coletivo como fator primordial para o sucesso da proposta, o que viabiliza a socialização dos saberes e habilidades de todos. “Isto tem se refletido no envolvimento de toda a comunidade escolar e, principalmente, na evolução de nossos alunos”, avalia a educadora que desenvolve seus trabalhos junto à Escola Classe Lobeiral.
As duas unidades escolares avaliam mudanças significativas nesse semestre. “Passamos a ver o aluno de outra forma, ele não é mais aluno de um único professor, mas da escola inteira”, ressalta a professora Maria aparecida, da Escola Classe 12.
De acordo com gestores, foram constatadas também diminuição na evasão escolar e maior participação dos pais nas decisões da escola.
Segundo a diretora Elizabeth Lins, da EC 12, o envolvimento dos professores, das equipes gestoras, a valorização dos espaços de coordenação e a formação continuada promovida pela Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE) foram fundamentais para o entendimento do novo projeto de reorganização da educação básica – implantação dos ciclos de aprendizagem.
“A nossa preocupação era se a Secretaria de Educação conseguiria dar suporte pedagógico e estrutura para trabalharmos com o ciclo. Isso vem acontecendo” conta.
Ascom
Fonte: www.se.df.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário