Finalidade

Este Blog visa facilitar o acesso às informações do PDAF e servir de suporte às unidades escolares.

05 agosto 2013

Escolas avaliam os ciclos de aprendizagem.

Escolas avaliam os ciclos de aprendizagem.

Unidades educacionais de Sobradinho apresentam resultados positivos com implantação dos ciclos de aprendizagem
A Escola Classe Lobeiral (zona rural) e a Escola Classe 12 (zona urbana), da Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho, tem grandes expectativas com a implantação dos ciclos de aprendizagem. De acordo com a equipe de professores e gestores das escolas, a reorganização da educação básica com a implantação dos ciclos de aprendizagem vem acontecendo de forma gradativa, pautada na formação continuada, tendo como base o currículo e como foco o planejamento.
“Toda a discussão que vínhamos fazendo nas nossas coordenações facilitou a implantação dos ciclos em nossa escola”, explicou a coordenadora da Escola Classe Lobeiral, professora Rejane Lúcia.
Para a professora Elisângela Mundim, doutoranda da Unb, a nova metodologia pressupõe o trabalho coletivo como fator primordial para o sucesso da proposta, o que viabiliza a socialização dos saberes e habilidades de todos. “Isto tem se refletido no envolvimento de toda a comunidade escolar e, principalmente, na evolução de nossos alunos”, avalia a educadora que desenvolve seus trabalhos junto à Escola Classe Lobeiral.
As duas unidades escolares avaliam mudanças significativas nesse semestre. “Passamos a ver o aluno de outra forma, ele não é mais aluno de um único professor, mas da escola inteira”, ressalta a professora Maria aparecida, da Escola Classe 12.
De acordo com gestores, foram constatadas também diminuição na evasão escolar e maior participação dos pais nas decisões da escola.
Segundo a diretora Elizabeth Lins, da EC 12, o envolvimento dos professores, das equipes gestoras, a valorização dos espaços de coordenação e a formação continuada promovida pela Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE) foram fundamentais para o entendimento do novo projeto de reorganização da educação básica – implantação dos ciclos de aprendizagem.
“A nossa preocupação era se a Secretaria de Educação conseguiria dar suporte pedagógico e estrutura para trabalharmos com o ciclo. Isso vem acontecendo” conta.
Ascom
Fonte: www.se.df.gov.br

Nenhum comentário: