Finalidade

Este Blog visa facilitar o acesso às informações do PDAF e servir de suporte às unidades escolares.

27 novembro 2013

96% das escolas públicas participarão de eleição para Direção e Conselho Escolar.





Na quarta-feira (27), a Secretaria de Educação do Distrito Federal realizará as eleições para diretores, vice-diretores e membros dos Conselhos Escolares das escolas públicas do DF, por meio de votação, conforme Lei da Gestão Democrática nº 4751/2012. Toda a comunidade escolar poderá participar do processo de escolha dos profissionais que irão gerir as unidades escolares nos próximos três anos. A votação acontecerá na própria escola, entre às 7h30 e 21h30.

Para o secretário de Educação Marcelo Aguiar, a eleição nas escolas permite que os estudantes e a comunidade se envolvam diretamente nas políticas educacionais. “O processo de escolha dos gestores reforça o princípio básico da democracia. O aluno já sente como é importante escolher bem os seus representantes porque isso vai influenciar no dia a dia dele na escola e toda a comunidade local se envolve nisso”.

Durante a votação, alunos, professores, servidores e pais escolherão as chapas compostas por diretores, vice-diretores e os representantes para o Conselho Escolar. Das 654 escolas da rede pública, 561 tiveram inscrições de chapas únicas, em muitas delas, fruto do consenso da comunidade escolar. Em outras 73, a escolha se dará entre duas ou mais chapas e em 20 não tiveram candidatos.

Poderão votar alunos com mais de 13 anos e que tenham tido frequência superior a 50% no 3º bimestre; pais, mães ou responsáveis por alunos matriculados na unidade de ensino; servidores efetivos das carreiras magistério público e assistência à educação e professores substitutos, desde que estejam atuando na escola, ininterruptamente, desde 31 de julho do corrente ano.

O secretário-adjunto Jacy Braga ressalta que a escolha dos gestores é apenas mais uma das ações da SEDF para envolver a comunidade escolar. “A participação dos alunos, dos servidores e dos pais está mudando a cada dia. Eles se interessam mais em contribuir para mudar a realidade da escola. Isso é gestão democrática”, disse.

O resultado da eleição deverá sair no dia 3 de dezembro. A nomeação e a posse acontecerão em janeiro. No caso das unidades escolares que não houve chapa inscrita ou que as eleições foram impugnadas, será realizado novo processo eleitoral, no prazo de 180 dias. Duante este tempo, será nomeada equipe gestora para mandato tampão.

A SEDF nomeou Comissões Eleitorais Central e Regionais, compostas por representantes de diferentes categorias, para acompanhar o processo eleitoral das escolas. Elas são responsáveis por garantir o cumprimento do edital que estabelece as normas e procedimentos para a eleição.

O secretário de educação Marcelo Aguiar, acompanhado da Comissão Eleitoral Central, participará da abertura das eleições no Centro de Ensino Fundamental 8 do Gama, às 7h30.

Serviço:
Votação
Horário: Das 7h 30 às 21h 30
Local: Nas unidades escolares

Nenhum comentário: