
Alunos e professores dos Centros de Línguas recepcionaram jovens embaixadores americanos que vieram à Brasília conhecer o projeto de sustentabilidade do monumento
32 alunos brasileiros dos Centros Interescolares de Língua do DF (CILs) e que fazem parte do programa “Um Gol de Educação”, receberam 12 jovens embaixadores americanos do Distrito de Columbia (DC) e dos Estados de Washington, Carolina do Norte, Montana e Oklahoma. A ação é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil e da Secretaria de Educação do DF, na qual tem o objetivo de promover oportunidades de intercâmbio entre os dois países.
Para o aluno de língua inglesa do CIL de Sobradinho, Caio Carvalho, a atividade foi importante para estimular o uso da língua inglesa. “É uma ótima oportunidade de treinarmos o inglês, porque temos toda a parte teórica no CIL e agora vamos para a parte prática”.
Representantes da Embaixada Americana e professores dos Centros de Língua foram conhecer o projeto de sustentabilidade do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, apresentado por Yan Mackee, diretor de sustentabilidade do estádio. De acordo com ele, o maior destaque do monumento é a sua visibilidade. “Não há assento ruim no estádio, de todos os lugares é possível ter uma boa visão do espetáculo”.
Além disso, o diretor destacou a enorme cobertura que protege o expectador 100% do contato com o sol, a energia que será gerada pelo estádio bem superior ao que será consumido e a utilização da água das chuvas que suprirá em 95% a água que será utilizada no estádio.
Em seguida, todos tiveram a oportunidade de entrar e conhecer o estádio de perto. “Nunca vimos nada igual antes, o estádio é gigantesco, além de muito lindo”, disseram os jovens Claire Titus e Sicily Ranieri.
A professora do CIL de Ceilândia Andréia Pires ressaltou a integração total entre os jovens e destacou que língua inglesa deu o tom de todas as conversas. “É muito bom ver nossos alunos conversando assim, com tanta fluência e tranquilidade”.
Ainda de acordo com Pires, a iniciativa tranquiliza os professores para os próximos eventos que ocorrerão em Brasília, como a Gymnasiade e a Copa do Mundo que contarão com a colaboração de aproximadamente 3 mil alunos da rede pública de ensino do DF.
Ao final do encontro, todo o grupo de jovens se encaminhou ao Shopping Pátio Brasil e realizou uma “flashmob” (dança coletiva) como integração final entre os jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário