Finalidade

Este Blog visa facilitar o acesso às informações do PDAF e servir de suporte às unidades escolares.

21 agosto 2013

SEDF e UnB fomentam cursos de 1ª e 2ª licenciatura para professores.

Professores da rede pública de ensino do DF terão a oportunidade de cursar graduação na Universidade de Brasília. Como pré-requisito, o profissional precisa ter, no mínimo, três anos de exercício em sala de aula
A Secretaria de Educação do Distrito Federal junto à Universidade de Brasília anunciaram nesta segunda-feira (19), às 16h, o Plano Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica (PARFOR). O evento foi realizado no auditório Dois Candangos da UnB.
O objetivo é induzir e fomentar a educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública, a fim de que tais profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no DF.
A iniciativa visa oferecer cursos de 1ª e 2ª licenciatura para os professores da rede pública de ensino do DF. Os educadores precisam ter, no mínimo, três anos de exercício em sala de aula. Àqueles que cursaram Magistério e não possuem graduação, poderão fazer Pedagogia. Para os professores que atuam em área distinta de sua formação inicial terão a oportunidade de cursar a 2ª licenciatura.
O secretário de Educação, Denilson Bento da Costa, ressaltou que não se trata de uma formação numa instituição qualquer. “O importante não é apenas a titularidade, mas também a qualidade na formação. Trabalhamos por uma educação de qualidade e a valorização dos profissionais da Educação faz parte do conjunto de ações desta gestão”.
Segundo o coordenador geral do PARFOR da UnB, Rogério Basali, a Universidade oferta cursos desenvolvidos especialmente para os professores da rede pública de ensino do DF. “Fazemos adequação no calendário, no currículo e ajustamos à realidade desses profissionais em sala de aula. Pensamos nessas questões para desenvolver nosso trabalho com mais qualidade”, disse.
Para o coordenador de Ensino Médio da SEDF, Gilmar Ribeiro, a parceria é importante porque se trata da qualidade na formação e a expectativa é a melhoria na prática pedagógica. “Reconhecemos que a UnB é uma instituição de ensino superior de excelência e os professores da Secretaria receberão essa formação”, ponderou.
A diretora da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE), Olga Freitas, completa: “O objetivo é de ao final de 2015, o Distrito Federal seja a primeira Unidade da Federação com todo o quadro de professores graduados”.
Professores valorizados
A professora Fernanda Vaz da Silva, do Centro de Educação Infantil 01 da Estrutural, conta que fez Magistério e está feliz em poder cursar a 1ª Licenciatura. “A formação da UnB vai contribuir para minha carreira profissional e com o meu papel social como professora. Poderei levar mais conhecimento para sala de aula e, com certeza, fará diferença no aprendizado dos alunos”.
Há 20 anos na Secretaria de Educação, Vânia Maria, cursou Magistério e ensina na Escola Classe 01 SHI Sul, do Plano Piloto. A professora diz que está com enorme expectativa para o início das aulas. “Vejo que meus alunos terão crescimento por meio dessa graduação que farei. Já tenho a prática e acredito que a teoria seja tão importante quanto atuar em sala de aula”.

Nenhum comentário: